Estratégias de Base Natural

     As abordagens de base natural permitem melhores benefícios para os ecossistemas e a biodiversidade, bem como, para a economia, as condições de vida, a saúde e o bem-estar humano.

     A Silvicultura Próxima da Natureza promove intervenções baseadas nos processos naturais, com o desenvolvimento de abordagens funcionais de base natural de que se obtêm benefícios nas várias vertentes da sustentabilidade. Considerando o conjunto dos elementos e dos processos do ecossistema, procura obter um equilíbrio e integração de funções ecológicas, económicas e sociais. Uma abordagem de base natural constitui também a melhor forma de enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas.

    Possibilita conjugar elementos ecológicos, económicos e sociais, fazendo uso de procedimentos e técnicas que actuam em conformidade com os processos naturais, respeitando o equilíbrio dos sistemas naturais e considerando o ecossistema florestal como um todo. Procura a manutenção e utilização dos ecossistemas florestais de modo a que as funções ecológicas e sócio-económicas sejam sustentáveis. A abordagem geral inclui os bens e os serviços do ecossistema. Promove estratégias baseadas nos processos naturais de que se obtêm benefícios nas várias vertentes da sustentabilidade.