Ecossistema Florestal

A floresta autóctone constitui um património natural de grande valor. Representa os ecossistemas florestais próprios de muitas das nossas regiões, possuindo várias valências, funções e usos, essenciais para o ambiente em geral e como suporte de vida da sociedade. Constituem ecossistemas únicos dado que podem proporcionar múltiplos bens e serviços, com amplos benefícios ecológicos, económicos e sociais.

Do ponto de vista ecológico, a floresta autóctone desempenha importantes funções relacionadas com o ciclo hidrológico, a conservação do solo, o sequestro e armazenamento de carbono atmosférico, a regulação climática, e constitui o habitat para muitas formas de vida que dele dependem. Desempenha igualmente um importante papel relacionado com a prevenção dos incêndios florestais, na ação climática e no combate à desertificação.

Constitui um recurso económico, fornecendo diversos bens e serviços para a sociedade.

Proporciona igualmente um espaço para o recreio e lazer, oferece paisagem, abrangendo diversos aspectos sociais, contribuindo para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

 

As acções a desenvolver em torno do ecossistema florestal, e do ecossistema carvalhal em particular, ao nível ecológico, económico e social, ainda que indicadas de forma separada, intervêm em muitos casos de forma relacional e integrada, bem como, em diferentes momentos de implementação e desenvolvimento do Projecto Bosques.

 

O conhecimento acerca das componentes e dos processos funcionais do ecossistema, bem como da silvicultura associada, desempenha um papel essencial dada a sua especificidade de modo a permitir obter as múltiplas funções e usos requeridos para se alcançarem os valores subjacentes e se enquadrar no sentido da sustentabilidade.

O saber científico e técnico existente acerca do ecossistema carvalhal, obtido de diversos projectos de investigação e de desenvolvimento (I&D), realizados em áreas como a ecologia, as componentes e a dinâmica do ecossistema, os recursos e sua utilização, seu enquadramento económico e social, constituem uma base fundamental para o desenrolar de diversas acções para o seu desenvolvimento e valorização.

Projectos de Investigação e de Desenvolvimento de Suporte.