Áreas de Desenvolvimento do Carvalhal

     O Projecto Bosques visa a promoção e valorização do Ecossistema Carvalhal nas suas diferentes vertentes e o seu contributo para a sustentabilidade.

   O Projecto Bosques promove diferentes actividades em torno da valorização do carvalhal, designadamente, experimentação, desenvolvimento, manutenção, formação, demonstração, actividades sociais e culturais.

    A estratégia de desenvolvimento do ecossistema carvalhal assenta na valorização das múltiplas funções e usos do carvalhal e no desenvolvimento de actividades em seu torno, enquadradas pela silvicultura próxima da natureza e com dimensões de nível ecológico, económico e social.

Ao Nível Ecológico

Engloba um conjunto de características especificamente relacionadas com o Ecossistema Carvalhal e alguns dos serviços de suporte e de regulação que lhe estão associados. A maioria dos elementos da função de proteção é também, ao mesmo tempo, uma parte integrante da função de conservação do ecossistema.

Principais elementos: o ecossistema carvalhal, conservação e melhoria do solo, conservação e qualidade da água, conservação do microclima florestal, promoção e conservação da diversidade biológica, sequestro e armazenamento de carbono, prevenção dos incêndios florestais, combate à desertificação ambiental.

 

 

Ao Nível Económico

Envolve a obtenção de vários bens, lenhosos e não-lenhosos, como valores de uso directo, contribuindo para a obtenção de rendimento e a economia de forma mais directa em conjugação com outras ações. O acompanhamento do desenvolvimento do carvalhal é um aspecto central para a ciência e a prática da silvicultura próxima da natureza.

Principais usos directos: madeira, bolota, cogumelos comestíveis, plantas silvestres.

Promove-se prioritariamente a produção de madeira de elevada qualidade para diversas utilizações de valor, de marcenaria e carpintaria, bem como, para uso estrutural. Complementarmente, obtém-se material como lenha ou para outros usos. Desenvolve-se a aplicação de práticas silvícolas especificamente orientadas, bem como, práticas de uso, de transformação industrial e de aproveitamento tecnológico especificamente desenvolvidas. Privilegia-se a produção e utilização de madeira com longo ciclo de vida, o que tem um contributo positivo para o armazenamento de carbono.

 

 

Ao Nível Social

Abrande diversas actividades sociais e de carácter cultural em torno do carvalhal. Permitem contribuir para diversos aspectos sociais, podendo também ter repercussão na melhoria da economia e das condições de vida das comunidades rurais e na promoção da sustentabilidade.

Principais ações: realização de actividades de demonstração, formação, divulgação, artísticas, recreativas, ligadas à natureza e ao carvalhal.