Área Experimental – Parcelas de estudo permanentes de controlo de desbastes em florestas de Quercus pyrenaica Willd (carvalho-negral)

Estudos de longo prazo de ecologia e condução em floresta de Quercus pyrenaica Willd.

A presente área experimental constitui uma infra-estrutura essencial de suporte ao conhecimento científico e técnico para implementação de uma adequada silvicultura e condução das florestas de carvalho. Criada com apoio de diversos projectos de I&D em silvicultura com trabalhos em ecologia, dinâmica, produção, condução e utilização, constituem uma base fundamental para o desenvolvimento de uma silvicultura sustentável, de promoção e valorização da floresta autóctone.

 

Localização: Perímetro Florestal (colaboração entre UTAD e ICNF/DGF).

Ano de instalação: 1994

 

Temas principais: intensidades de desbaste, métodos de controlo de densidade, ecologia, regeneração, crescimento e produção.

Ensinamentos sobre procedimentos a seguir na condução de povoamentos de carvalho-negral, na aplicação de desbastes com vista à beneficiação e melhoria do povoamento, da ecologia, do crescimento e da produção de madeira neste tipo de florestas.

Indicações sobre o modo e o grau de intervenção a aplicar em povoamentos da espécie.

Indicações sobre o efeito do grau de intervenção nas características do povoamento, nas condições de crescimento das árvores, do povoamento e da vegetação associada.

Análise do tipo de intervenção silvícola com elaboração de parâmetros descritores de desbaste, parâmetros auxiométricos, indicadores de utilização e ecológicos como auxiliares à silvicultura em fases de desenvolvimento de povoamentos da espécie.

 

Área experimental de condução e de desbastes (esboço síntese)

Número de parcelas: 12    Área: 30.000 m2

 

       

 

Programas e Projectos de Investigação e Desenvolvimento Envolvidos:

. Improvement of Coppice Forests in the Mediterranean Region. Projecto Europeu, Programa AIR – UE.
. Qualidade dos Povoamentos e das Madeiras de Carvalho e Seu Aproveitamento Tecnológico. Pojecto FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), PRAXIS XXI.
. Promoção e Valorização da Madeira de Carvalho-negral. Projecto AGRO-INIAP (Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas).
. Innovative management and multifunctional utilization of traditional coppice forests. Projecto Europeu, Programa EU-FP.
. Integrated Forest Management – Pro Silva Europe / Pro Silva Portugal. Projecto Europeu.