ARS Art and Science Research Structure

UMA ESTRUTURA – UM ECOSSISTEMA – UM TERRITÓRIO

 

Estrutura de Investigação
ARS é uma estrutura de investigação multidisciplinar que origina o encontro de gente – com foco na emergência artística e científica – empenhada em pensar e agir, integrando transversalmente experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber.

Promovemos a contemporaneidade, fomentando a investigação artística e científica, num trabalho articulado com a Comunidade, as Escolas e a Universidade, estabelecendo assim uma ligação efectiva entre Arte, Educação, Ciência e Cultura.

 

Ecossistema de Aprendizagem
ARS é essencialmente um ecossistema de aprendizagem nos diferentes campos de experiência Artística, Científica, Social e Política.

Unidades de Investigação acolhem Laboratórios de pesquisa artística e científica cruzando diferentes áreas do conhecimento, no sentido de compreender as múltiplas relações entre o indivíduo e a natureza ao longo do tempo, partindo do seu legado histórico ao presente, num compromisso socio-ambiental no sentido de um futuro sustentável cada vez mais amplo.

Os Laboratórios compreendem linhas de investigação autónomas com requisitos e especificidades singulares para a experimentação, que se assinalam por matérias próprias com as mais diversas características e métodos de aprendizagem únicos.

Incentiva-se a descoberta de novas práticas e de novas teorias sempre assentes na singularidade das matérias e das experiências que elas promovem.

 

Território das Beiras e Serra da Estrela
A Estrutura de investigação instala-se no “Território das Beiras e Serra da Estrela”, implementando um conjunto de práticas culturais transgeracionais que percorrem cinco municípios.

Este projecto pretende desenvolver um “ecossistema” sustentável com as diferentes comunidades no centro do processo, onde o binómio inovação – integração é nuclear.

Neste quadro de exigências, construímos um projecto acessível a todos, que funciona durante todo o ano, com actividades específicas para diferentes públicos, a várias velocidades, e que incrementa a permanência das comunidades por via dos seus activos culturais.

Em parcerias estabelecidas com os Municípios do Fundão, da Guarda, de Belmonte e de Celorico-da-Beira fundámos as cinco Unidades de Investigação no território.

 

Acção do Projecto

A acção do projecto passa fundamentalmente pela realização de actividades nos domínios da Criação e Investigação Artística e Científica, Aprendizagem e Inovação Social e Capacitação de Públicos articuladas em linhas de orientação:

– Aprendizagem | Cursos Avançado, Pós-Graduações, Aprendizagem Informal e Escola.
– Experiência | Projectos teórico-práticos em tutoria de inovação e desenvolvimento, articulados com meios institucionais e privados para integração na Vida Activa.
– Investigação | Projectos multidisciplinares de pesquisa e criação e Seminários de investigação – SEMINÁRIO ZERO.
– Promoção e divulgação | Apresentações públicas, conferências, oficinas abertas, exposições, performances e edição.

O plano de actividades deste projecto implica uma grande diversidade de práticas democráticas e de cidadania ligadas à cultura, expressando a abrangência de toda a realidade cultural do território, com especial atenção das populações rurais.

Por outro lado, o carácter inovador dos projectos revela-se nas ligações da Cultura-Património com a criatividade, promovendo o seu entrosamento com a contemporaneidade.

Este projecto está totalmente alinhado com a Estratégia Regional de Cultura 2030 da Direcção Regional da Cultura do Centro.

 

Unidades de Investigação

5 Unidades de Investigação acolhem Laboratórios de pesquisa artística e científica cruzando diferentes áreas do conhecimento.
14 Laboratórios incluem linhas de investigação autónomas com requisitos e especificidades singulares para a experimentação.

 

Território
O Território de acção do projecto amplia-se pelo seu – Mapa de Lugares – que lhe permite a sua expansão e internacionalização.

 

Parceiros
O projecto reúne um conjunto de parcerias consolidadas com um trabalho ininterrupto ao longo dos últimos seis anos.

 

Equipa
ARS (Projecto Pontes)

Direcção Geral Carlos Fernandes
Direcção Artística João Castro Silva
Direcção Científica João Paulo Fidalgo Carvalho
Direcção Educação Mariana Fernandes
Direcção Executiva Pedro Januário

Comunicação Ana Rodrigues
Produção Flávio Delgado
Inovação Social Helena Antunes
Mediação e Programação Miguel Rainha
ARS/Cinema António Lopes e Mário Fernandes

 

Consultores
Arqueologia Elisabete Robalo (CMB)
Escultura Elsa Gonçalves (EAAA)
Dança Vera Mantero (Rumo do Fumo)
Desenho Júlio Silva (DTK)
Antropologia / Arqueologia Pedro Salvado (CMF)
Educação José Luís Oliveira / Rosalina Gomes / Nuno Garcia (AEF) / Luís Osório (AET)
Fotografia José Luís Neto (FBAUL)
História Lia Nunes (CMCB)
Música Daniel Antunes Pinheiro (FBAUL)
Novos Média Rita Cachão (Univ. Plymouth)
Têxteis Rita Salvado (UBI)
Agronomia / Ecologia João Paulo Fidalgo de Carvalho (UTAD)
Cinema Manual Mozos (Cinemateca Portuguesa)
Cinema Manuela Penafria / Luís Nogueira / Paulo Cunha (UBI)
Filologia Manual Ambrósio Sanches Sanches (Univ Salamanca)
Mediação e Programação Miguel Rainha (CMF)