O Carvalhal e a Silvicultura Próxima da Natureza

     A Silvicultura Próxima da Natureza procura adequar a condução do carvalhal de modo a permitir as suas múltiplas funções de forma durável. Considera essencial a utilização dos processos naturais nas fases de regeneração, educação e maturação. Para além do rendimento económico, promove o funcionamento do ecossistema e providencia diversos serviços de uma forma sustentável. São quatro os grandes tipos de serviços do ecossistema: suporte, regulação, provisão e culturais.

De entre os benefícios proporcionados pelo Ecossistema Carvalhal e a Silvicultura próxima da natureza, salientam-se:

▪ A promoção e conservação da diversidade biológica, respondendo a desafios colocadas perante a degradação dos ecossistemas florestais autóctones.
▪ A obtenção de madeira de qualidade para uso em produtos de valor, assim como de outros produtos, contribuindo para a economia local.
▪ Contribuição para a ação climática, permitindo uma maior capacidade de sequestro e de armazenamento de carbono comparativamente a outros tipos de silvicultura.
▪ Promoção da sustentabilidade do ecossistema e da paisagem, possibilitando actividades sociais privilegiadas ligadas com a floresta e a natureza.

 

 

 


Projecto Bosques – Habitar

 


Gestão de florestas para o futuro: os benefícios da gestão florestal próxima da natureza